Fundação Municipal de Saúde segue com vacinação de grupos nesta quarta-feira
nesta semana deu se início a vacinação de jornalistas, garis, oficiais de justiça e agentes de saúdeRecentemente incluídos nos grupos prioritários de vacinação a categoria dos jornalistas começou a receber hoje a vacina contra a Covid-19 em Teresina. Na última sexta-feira(11) iniciou-se o agendamento para a vacinação desses grupo além de garis, oficiais de justiça e agentes de saúde. Para o público geral a vacinação segue por faixa etária e esta semana estão sendo vacinadas as pessoas com idade entre 50 a 55 anos.
Outros grupos incluídos
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
Outro grupo recentemente beneficiado com a inclusão nos grupos prioritários da vacina, foram os estagiários da educação acima dos 18 anos. Para quem faz parte deste grupo o agendamento está disponível desde a última terça-feira(15) e pode ser feito através do site da FMS.
“Para ter acesso à vacina, o estagiário deve estar na ativa em uma instituição de ensino localizado em Teresina”, explica Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Teresina. Ela explica que ele deve acessar o site, selecionar o público “trabalhadores da educação”, subgrupo “estagiários”, inserir os dados solicitados e escolher local, data e hora da imunização.
No ato da vacina, o estagiário deve apresentar os seguintes documentos: declaração da instituição de ensino onde ele está atuando, documento de identificação com foto e data de nascimento, CPF ou cartão do SUS e um comprovante de endereço.
Como anda a vacinação em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) em Teresina já foram aplicadas 361.015 doses da vacina contra a Covid, desde o início da vacinação em 18 de janeiro. Foram 274.465 com a primeira dose equivalente a 76% e 86.550 com a segunda dose correspondente a 24%. Com essa vacinação já foram atendidas 277.499 pessoas vacinadas. Os dados constam no painel de vacinação no site da Fundação.
Pela faixa etária de 50 anos a mais já foram atendidas 155.692 pessoas, equivalente a 56.10%; com comorbidades foram 45.665 pessoas, com 16,46%; trabalhadores da saúde foram 40.134 pessoas igual a 14.46%, trabalhadores da educação 21.522 pessoas equivalente a 7,76% e outros 5,22%.
De acordo com a gerente de Informações da FMS, Karoline Alencar, cerca de 35 mil doses foram aplicados nos últimos dias de drive thru, que contemplaram trabalhadores da educação e a população em geral acima dos 50 anos. “Observamos um aumento expressivo de doses aplicadas neste período. Isso tudo graças a atuação das equipes que estão na linha de frente da vacinação, formada por técnicos de enfermagem e enfermeiros, que estão diuturnamente em todos os drives trabalhando para garantir a imunização de todo o município”, disse a gerente.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, diz que a FMS tem equipe de vacinadores suficientes para aplicação de até 12.500 doses por dia. “Quando recebemos as doses é feita a logística de aplicação e essa nossa capacidade de aplicação é com a participação de várias categorias de profissionais da saúde”, diz.