Enfermaria do HGV alaga e pacientes são levadas ao corredor em Teresina

Vazamento no teto atingiu área da Pneumologia e causou constrangimento a pacientes
Por Redação

Foto: Reprodução Enfermaria do HGV alaga e pacientes são levadas ao corredor em Teresina
Enfermaria do HGV alaga e pacientes são levadas ao corredor em Teresina

A Enfermaria 115 da área de Pneumologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina (PI), ficou totalmente alagada na madrugada do último sábado (14/2) após um vazamento no teto. Pacientes internadas precisaram ser retiradas às pressas e levadas para o corredor da unidade hospitalar.

Segundo relatos, a água invadiu o ambiente durante a madrugada, provocando transtornos e agravando o estado emocional das pacientes, que já enfrentavam problemas respiratórios. Algumas delas relataram constrangimento e sofrimento diante da situação.

A área atingida teria passado recentemente por uma reforma. Ainda assim, o vazamento comprometeu completamente a estrutura da enfermaria, expondo falhas que agora são alvo de questionamentos.

Entre as pacientes afetadas está dona Maria de Lourdes Teles, moradora do município de Jaicós, no interior do Piauí. Com apenas um rim e enfrentando graves problemas respiratórios, ela aguarda há meses por condições adequadas para realizar uma possível cirurgia especializada.

“Vim do interior do Estado do Piauí, de Jaicós, tentando melhorar de saúde e ter que passar por essa humilhação, é triste”, desabafou a paciente.

O caso gerou críticas à gestão da saúde pública estadual, principalmente quanto à fiscalização das Organizações Sociais de Saúde responsáveis por parte da administração hospitalar. Há cobrança por providências imediatas para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.

A expectativa é que o governador Rafael Fonteles adote medidas urgentes para apurar as responsabilidades e garantir condições adequadas de atendimento aos pacientes do HGV.

DENÚNCIA 📲 (86) 99556-5443

Siga o canal de notícias do gpiaui no WhatsApp