Suspeitos de aplicar golpe do 'familiar em apuros' no Piauí são presos em São Paulo
Também foi determinado o bloqueio judicial de 16 contas bancárias vinculadas aos investigados
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), com apoio da Polícia Civil de São Paulo (PC-SP), deflagrou, na manhã desta terça-feira (19), a Operação Proteus II, voltada ao combate de crimes cibernéticos, que resultou na prisão de seis pessoas em São Paulo.
Durante a ação, foram cumpridos 20 mandados judiciais, entre prisões temporárias e buscas e apreensões, contra indivíduos envolvidos na prática de estelionato por meio eletrônico e associação criminosa. Também foi determinado o bloqueio judicial de 16 contas bancárias vinculadas aos investigados, possibilitando futuro ressarcimento das vítimas dos golpes.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
Segundo a PC-PI, as investigações identificaram integrantes de organizações criminosas especializadas em aplicar golpes nos quais se passavam por familiares, por meio de ligações telefônicas ou perfis em redes sociais. Os criminosos utilizavam dados desconhecidos e criavam situações de urgência, como acidentes ou dívidas, para solicitar dinheiro. As vítimas, movidas pela preocupação, realizavam transferências rápidas, geralmente via Pix, sem confirmar a identidade do suposto parente.
A Operação Proteus II seguirá até o cumprimento de todos os mandados, seja em território local ou em outros estados do país, demonstrando a efetividade da cooperação interestadual no enfrentamento qualificado aos crimes digitais.
A Polícia Civil do Piauí também alerta a população sobre os riscos do ambiente cibernético, especialmente quanto a abordagens de perfis desconhecidos e transferências para contas sem procedência. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190, pela plataforma B.O. Fácil ou pelo site da Polícia Civil.