Reeducandos da Major César recebem mais de 150 certificados em cursos profissionalizantes
Capacitação reforça reinserção social e amplia oportunidades no sistema prisionalEm um importante avanço para a ressocialização no sistema prisional piauiense, a Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus) realizou, nesta segunda-feira (24), a entrega de mais de 150 certificados a reeducandos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos. Ao todo, 11 cursos profissionalizantes foram concluídos pelos internos da unidade.
As formações contemplaram diversas áreas, incluindo eletricista predial, produção de blocos e pré-moldados de concreto, pedreiro de alvenaria, vendedor, produção de hambúrgueres, pizzaiolo, empreendedorismo, sistema agroflorestal, horticultor, mecânica automotiva e informática avançada.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
O secretário da Justiça, Coronel Carlos Augusto, destacou o compromisso da gestão em ampliar oportunidades dentro do sistema prisional.
“Esse momento é muito importante. Estamos planejando essa agenda desde quando assumimos a secretaria pra trazer oportunidades para dentro do sistema. Aqui na Sejus, em todas as unidades, nós estamos gerando oportunidades porque acreditamos na mudança de vida”, afirmou.
✅ Siga o canal de notícias do gpiaui no WhatsApp, com o link incorporado: https://whatsapp.com/channel/0029Va8x4k9HwXbF0A3Gtb1W
As atividades foram resultado de uma ampla rede de parcerias com instituições como Seduc, Sasc, Sebrae, Senai, Funpapi, Viana Comunicação e Total Comércio, que têm contribuído para ampliar o acesso à qualificação profissional dentro das unidades penais.
Representando a Funpapi, Arli Barros ressaltou a importância da oferta contínua de formação aos apenados.
“Não temos medido esforços para também dar a nossa parcela de contribuição para trazer esses cursos de formação para os apenados da Major César. Fazemos isso acreditando que, quando tiverem a oportunidade de sair da unidade, não retornem ao cárcere”, destacou.