Polícia desarticula quadrilha que fraudava boletos do plano de saúde para aplicar golpes

Pelo menos 40 piauienses foram vítimas do golpe do falso boleto do plano de saúde
Por Redação

Foto: Divulgação Polícia civil Golpistas sendo presos
Golpistas sendo presos

A Polícia Civil deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (21), a Operação Indébito para prender 40 suspeitos de envolvimento no golpe do falso boleto de plano de saúde. As ações ocorrem em São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Ceará, Bahia e Santa Catarina.

De acordo com a secretaria de segurança pública do Piauí, pelo menos 40 piauienses foram vítimas do golpe do falso boleto do plano de saúde, entre 2023 e 2025. O número de vítimas chega a 200 em todo o país.

Segundo a investigação, os golpistas criavam sites falsos de planos de saúde e direcionavam os pacientes para um aplicativo de mensagens. Lá, enviavam boletos falsos para pagamento. Os sites eram idênticos aos oficiais do Humana Saúde, Unimed e outros planos locais. Um hacker de João Pessoa (PB) criava os sites falsos e repassava o comando deles para um grupo criminoso, especializado em estelionato digital, baseado em São Paulo (SP). 

Até o momento 13 pessoas já foram presas. As equipes policiais fazem buscas e apreensões em 40 endereços ligados aos investigados. A Justiça também bloqueou 43 contas bancárias.

Saiba mais sobre: