Operação “Certame Fake" Polícia Federal desmantela golpe de concurso falso

Operação desarticula fraude de concurso público falso
Por Redação

Foto: Divulgação site PF Uma página falsa da instituição foi criada e investigados cobravam valores referentes a taxas de inscrição no certame
Uma página falsa da instituição foi criada e investigados cobravam valores referentes a taxas de inscrição no certame

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (24), a operação denominada “Certame Fake”, com o propósito de desmantelar um grupo suspeito de operar um site fraudulento. Este site simulava a organização de um concurso público da própria corporação, enganando vítimas com anúncios de vagas inexistentes e cobrando taxas de inscrição indevidas.

Segundo o delegado Rodrigo Teixeira, da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, a investigação começou após uma denúncia anônima feita em Brasília (DF), no início do ano. Embora a página tenha sido retirada do ar em abril, as investigações conduziram os agentes até os suspeitos, que foram localizados em Goiânia (GO).

No decorrer da operação, foram apreendidos dois notebooks. De acordo com a Polícia Federal, esses equipamentos serão essenciais para mensurar a extensão do golpe e identificar o número de vítimas. “O material apreendido será fundamental para entender a dinâmica da fraude e o tamanho da operação criminosa”, explicou o Delegado.

O delegado ressaltou que os concursos oficiais não sofreram impacto, uma vez que os criminosos se limitaram a criar anúncios falsos para lucrar com inscrições que jamais ocorreriam. Até agora, os investigados estão sendo acusados, em tese, de estelionato eletrônico e uso indevido de símbolos da União, sem prejuízo de outras infrações que possam ser identificadas durante a investigação.

Saiba mais sobre: