Oficina fortalece artesanato no Polo Cerâmico de Teresina

Iniciativa capacita artesãos e fomenta cultura local e economia.
Por Redação

Foto: Reprodução Ascom Secult Será lançada nesta quinta-feira (16), às 17h, na Vila Poty, no Polo Cerâmico de Teresina
Será lançada nesta quinta-feira (16), às 17h, na Vila Poty, no Polo Cerâmico de Teresina

A Oficina de Artesanato Teresina Entre Rios será inaugurada nesta quinta-feira (16), às 17h, na Vila Poty, localizada no Polo Cerâmico de Teresina. Este projeto visa capacitar profissionais da região e formar novos artesãos, unindo esforços dos programas Desafio Teresina Entre Rios e Desafio Delta do Parnaíba para impulsionar a cultura local e o desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Com apoio da Cooperativa Tradicional de Artesanato em Teresina (Cooperart) e da Associação dos Artesãos em Cerâmica do bairro Poty Velho (Arcepoti), a oficina pretende fortalecer as atividades dos artesãos do Piauí. Luciano Uchôa, idealizador da iniciativa, destaca que o projeto é uma contribuição significativa que visa capacitar tanto artesãos já atuantes quanto novos profissionais.

O projeto nasceu da necessidade de mais oportunidades de aprendizado e aprimoramento técnico, identificada em diálogo com os ceramistas, como a Cooperart, liderada por dona Raimundinha, e a Associação dos Ceramistas, sob comando de Jimmy Presley. A partir dessas discussões, uniram-se esforços dos projetos Teresina Entre Rios e Delta do Parnaíba para concretizar a oficina.

Com duração de três meses, a oficina beneficiará 20 participantes, oferecendo um total de 48 horas de capacitação. As atividades serão conduzidas pela Cooperart-Poty, que selecionou instrutores para ensinar técnicas essenciais de torno e modelagem, fundamentais para o aperfeiçoamento do trabalho artesanal.

A iniciativa não apenas capacita, mas também fortalece um importante segmento da identidade cultural e econômica do Piauí. Assim, reafirma o compromisso com a transformação social, cultural e ambiental da região. O projeto conta com patrocínios de entidades como Águas de Teresina, Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, Transpetro e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).