Rafael Fonteles vê com preocupação ação militar dos EUA na Venezuela e reforça defesa do diálogo
Governador do Piauí afirma que América do Sul deve permanecer como território de pazO governador do Piauí, Rafael Fonteles, manifestou forte preocupação com o ataque dos Estados Unidos à Venezuela, destacando que, apesar das críticas à administração de Nicolás Maduro, a intervenção militar não é um caminho aceitável para resolver crises políticas na região.
Segundo Fonteles, embora existam questionamentos sobre a legitimidade popular do governo venezuelano, a invasão de um país soberano e a retirada forçada de um presidente representam um precedente grave para a América do Sul, historicamente reconhecida como uma região de paz.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
“Nós não concordamos com a postura do governo Maduro em vários aspectos, mas também não concordamos com a posição dos Estados Unidos em invadir outro país”, afirmou o governador. Ele ressaltou que o continente começa a vivenciar cenários de conflito antes restritos a outras partes do mundo.
Rafael Fonteles reforçou ainda o posicionamento do presidente Lula, que defende a resolução da crise por meio do diálogo e do fortalecimento dos organismos multilaterais, responsáveis por mediar conflitos internacionais.
Para o governador, a situação na Venezuela é preocupante há anos, mas somente o caminho diplomático pode evitar uma escalada de tensão e garantir estabilidade regional.