Piauí ultrapassa 20 mil cirurgias ortopédicas em 2025 e registra avanço histórico
Crescimento de 89% desde 2022 reflete descentralização e redução da fila de esperaO Piauí ultrapassou a marca de 20 mil cirurgias ortopédicas realizadas em 2025, consolidando um dos maiores avanços da saúde pública estadual nos últimos anos. Entre janeiro e novembro, foram contabilizados 20.952 procedimentos, número que representa um crescimento de 89% em relação ao mesmo período de 2022 e de 34% na comparação com 2024.
Com os resultados, a média mensal supera 2 mil cirurgias em todo o estado, considerando os 14 hospitais habilitados para esse tipo de atendimento. Na capital, Teresina, a média foi superior a 700 cirurgias por mês no mesmo período.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o crescimento é reflexo direto da descentralização do cuidado ortopédico, permitindo que pacientes sejam operados mais próximos de casa e da família, reduzindo deslocamentos e tempo de espera.
A servidora pública Sarya de Moura, que sofreu um acidente doméstico e fraturou os dois pés, relata a rapidez do atendimento no Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC), em Oeiras.
“Fui atendida na UPA, fiz o raio-x e, na segunda-feira seguinte, já estava operando. Foi tudo muito rápido. Fazer a cirurgia no próprio município reduziu bastante o estresse”, afirmou.
Segundo o coordenador de Ortopedia do Hospital da Polícia Militar (HPM), Eduardo Bona, 2025 marca a consolidação do serviço no estado.
“Estamos fechando o ano com números exuberantes. O HPM hoje é a maior referência em cirurgia ortopédica do Piauí, realizando procedimentos de média e alta complexidade e reduzindo uma demanda reprimida histórica”, destacou.
O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, ressaltou a queda expressiva no tempo de espera.
“Em 2022, um paciente aguardava mais de 400 dias por uma cirurgia ortopédica eletiva. Hoje, a média estadual é de 51 dias, sendo apenas 39 dias no HPM”, explicou.