Governo do Piauí decreta situação de emergência em 119 municípios por causa da seca

O decreto, publicado nesta terça (30), baseou-se em nota técnica da Secretaria do Meio Ambiente
Por Redação

Foto: Reprodução CCom Governador Rafael Fonteles
Governador Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles (PT) declarou situação de emergência em 119 municípios do Piauí em razão da seca prolongada. O decreto, publicado nesta terça-feira (30), baseou-se em nota técnica da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), que aponta seca extrema, expansão das áreas afetadas e previsão de chuvas abaixo da média para o trimestre seguinte.

Motivos e análise técnica

A decisão foi fundamentada em avaliação da SEMARH, que analisou o período de junho a agosto e projetou o trimestre de setembro a novembro. A nota técnica destaca:

  • Registro do primeiro episódio de seca extrema em julho, inicialmente no sudeste do estado, com expansão em agosto;
  • A ampliação das classes S2 (seca grave) e S3 (seca extrema) em grande parte do Piauí;
  • Projeção de chuvas abaixo do normal e temperaturas acima da média até novembro, reduzindo a recarga hídrica.

O decreto alerta que as chuvas registradas não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios, houve exaustão de poços artesianos em áreas de solo cristalino e, em algumas cidades do semiárido, o abastecimento para consumo humano entrou em colapso, inclusive em áreas urbanas.

Impactos e medidas possíveis

A estiagem compromete o abastecimento de água, a produção agropecuária e a economia local. Com o decreto de emergência, o governo estadual pode:

  • Agilizar ações emergenciais para o abastecimento de água (ex.: carros-pipa);
  • Solicitar apoio e recursos federais junto à União;
  • Implementar programas de apoio a agricultores e pecuaristas afetados.

Municípios em situação de emergência

Estão incluídos 119 municípios do estado — entre eles polos regionais importantes como Floriano, Picos, São Raimundo Nonato, Valença, Corrente, Gilbués, Paulistana e outros municípios do semiárido que enfrentam os efeitos mais severos da estiagem.

Ver lista completa dos municípios (clique para abrir)

Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Anísio de Abreu, Aroazes, Assunção do Piauí, Barra D'Alcântara, Barreiras do Piauí, Barro Duro, Bela Vista do Piauí, Belém do Piauí, Bertolínia, Betânia do Piauí, Bocaina, Bonfim do Piauí, Brejo do Piauí, Buriti dos Montes, Caldeirão Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Canto do Buriti, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Caridade do Piauí, Castelo do Piauí, Colônia do Gurguéia, Colônia do Piauí, Conceição do Canindé, Coronel José Dias, Corrente, Cristalândia do Piauí, Cristino Castro, Currais, Curral Novo do Piauí, Curralinhos, Demerval Lobão, Dirceu Arcoverde, Dom Expedito Lopes, Dom Inocêncio, Elesbão Veloso, Eliseu Martins, Fartura do Piauí, Floresta do Piauí, Floriano, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Gilbués, Guadalupe, Guaribas, Hugo Napoleão, Isaías Coelho, Itainópolis, Itaueira, Jacobina do Piauí, Jaicós, Jerumenha, João Costa, Juazeiro do Piauí, Júlio Borges, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Lagoa do Sítio, Manoel Emídio, Marcolândia, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Nova Santa Rita, Padre Marcos, Paes Landim, Pajeú do Piauí, Palmeira do Piauí, Palmeirais, Parnaguá, Passagem Franca do Piauí, Patos do Piauí, Paulistana, Pavussu, Pedro Laurentino, Picos, Pimenteiras, Pio IX, Queimada Nova, Riacho Frio, Ribeira do Piauí, Rio Grande do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, Santa Luz, Santana do Piauí, Santo Inácio do Piauí, São Braz do Piauí, São Félix do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São Francisco do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia, São Gonçalo do Piauí, São João da Canabrava, São João da Varjota, São João do Piauí, São José do Peixe, São José do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Luís do Piauí, São Miguel do Fidalgo, São Miguel do Tapuio, São Raimundo Nonato, Sebastião Barros, Sigefredo Pacheco, Simões, Sussuapara, Tamboril do Piauí, Tanque do Piauí, Valença do Piauí, Várzea Branca, Vera Mendes e Vila Nova do Piauí.

Contexto regional

O Piauí integra a área do semiárido nordestino, onde a seca é um desafio histórico. Especialistas também apontam que as mudanças climáticas podem aumentar a frequência e a intensidade de eventos extremos, tornando as estiagens mais longas e severas.

Fonte: Decreto publicado no Diário Oficial do Estado (30/09/2025) — nota técnica SEMARH.

Se desejar, eu adapto este HTML com metadados adicionais (Open Graph, Twitter Cards) e uma versão resumida para o feed do seu portal.