Governo lança Expoapi 2025 e autoriza uso de créditos de ICMS para aquisição de máquinas e insumos

Maior feira agropecuária do Norte e Nordeste acontece em dezembro
Por Redação

Foto: Reprodução pi.gov.b / Gabriel Paulino Governador anuncia incentivos para aquisição de máquinas e insumos agropecuários em lançamento da Expoapi 2025
Governador anuncia incentivos para aquisição de máquinas e insumos agropecuários em lançamento da Expoapi 2025

O governador Rafael Fonteles participou nesta segunda-feira (22) do lançamento oficial da 74ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi 2025). Durante a solenidade, foi assinado um decreto que autoriza produtores rurais, inscritos no Cadastro de Contribuintes do Estado (Cagep), a utilizarem créditos fiscais de ICMS para aquisição de máquinas, implementos e insumos agrícolas durante o evento.

A feira será realizada de 7 a 14 de dezembro, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina. Reconhecida como a maior do Norte e Nordeste, a Expoapi movimentou R$ 400 milhões em negócios em 2024, quando recebeu 300 mil visitantes e mais de 200 expositores de dez estados brasileiros.

Segundo o governador, a iniciativa reforça o apoio do Estado ao setor produtivo. “A cada ano a Expoapi cresce mais em participação do público, fornecedores e em negócios celebrados durante a feira. É um espaço que celebra a tradição cultural do Piauí, da pecuária, da agricultura e da agroindústria para pequenos, médios e grandes produtores”, destacou Rafael Fonteles.

Benefícios do decreto

O decreto permitirá que produtores usem créditos de ICMS para pagar impostos em compras de tratores, aeronaves agrícolas, inseticidas, herbicidas, fungicidas, botijões de sêmen e outros insumos diretamente nos estabelecimentos credenciados durante o evento.

A medida deve estimular novos investimentos no agronegócio local, fortalecendo a cadeia produtiva e beneficiando empresas piauienses do setor.

Expectativa dos expositores

Para os criadores, a Expoapi representa uma vitrine nacional. Eduardo Mendes, presidente do Núcleo Piauiense dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador, ressaltou a relevância da feira. “É muito importante termos o julgamento de pessoas credenciadas a nível de Brasil, que ajudam a balizar nossos criatórios e melhorar geneticamente o plantel”, afirmou.

Requalificação do Parque de Exposições

A edição deste ano já contará com melhorias estruturais graças à Parceria Público-Privada (PPP) firmada para requalificação do Parque Dirceu Arcoverde. O secretário do Agronegócio, Fábio Xavier, adiantou que o estacionamento contará com monitoramento por câmeras, entre outras novidades.

A expectativa do governo é transformar o espaço em um centro permanente de eventos e atividades ligadas ao campo. “Esse local privilegiado de Teresina será cada vez mais utilizado ao longo do ano e não apenas em alguns momentos”, completou o governador.