Governo do Piauí reforça ações de prevenção durante o período chuvoso
Órgãos estaduais orientam população sobre riscos de alagamentos, quedas de árvores e animaisCom o início do período chuvoso em alguns municípios do Piauí, o Governo do Estado reforça os serviços de prevenção e atendimento em situações de emergência, além de orientar a população sobre como agir diante dos riscos provocados pelas chuvas. Órgãos como o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil e a Polícia Ambiental atuam de forma integrada para garantir a segurança da população e reduzir danos materiais, ambientais e riscos à vida.
Segundo o 1º Tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), Pedro Bento, durante o período chuvoso as ocorrências mais comuns são alagamentos em vias públicas, pessoas presas em automóveis, quedas de fios elétricos e quedas de árvores.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
“O ideal é que, quando estiver a pé, a pessoa não caminhe por áreas alagadas, pois a água pode derrubar, esconder buracos ou bocas de lobo. No caso de veículos, se a água estiver da metade da roda para cima, o ideal é parar o carro e não tentar atravessar”, orienta o oficial. Situações de risco devem ser comunicadas imediatamente pelo número 193.
A Defesa Civil do Estado também intensificou o monitoramento de áreas vulneráveis e a emissão de alertas à população. De acordo com o coordenador de Gerenciamento de Risco, Michell Francisco, os principais avisos estão relacionados a alagamentos urbanos e inundações.
“Os principais riscos são situações de alagamentos e áreas de inundação causadas pela elevação do nível de rios e riachos. A população deve se atentar aos alertas emitidos, pois são medidas de segurança e precaução”, reforça o coordenador.
Outro problema recorrente no período chuvoso é o aumento do aparecimento de animais silvestres e peçonhentos em áreas urbanas. Segundo o major Fredson Alves, chefe da Divisão Administrativa do Comando de Policiamento Ambiental, a recomendação é não tentar capturar o animal.
“A orientação é que a população ligue para o 190, para que uma equipe do Batalhão Ambiental realize o resgate de forma segura. O manejo inadequado pode causar acidentes e até configurar crime ambiental”, alerta o major.
Canais oficiais
Em situações de emergência, o Governo do Estado reforça que a população utilize apenas os canais oficiais. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193, a Polícia Militar pelo 190 e a Defesa Civil pelo 199.
A Defesa Civil Estadual também disponibiliza atendimento via WhatsApp (86) 9409-9388 e o sistema de alertas por SMS, com cadastro pelo número 40199, garantindo informação rápida e apoio à população durante todo o período chuvoso.