Câmara aprova nomeação do Parque da Floresta Fóssil em homenagem à arqueóloga Niède Guidon

Além da mudança de nome, o projeto prevê melhorias na sinalização e na identidade visual do espaço
Por Redação

Foto: Reprodução Câmara aprova nomeação do Parque da Floresta Fóssil em homenagem à arqueóloga Niède Guidon
Câmara aprova nomeação do Parque da Floresta Fóssil em homenagem à arqueóloga Niède Guidon

A Câmara Municipal de Teresina aprovou, em segunda votação nesta terça-feira (08), o Projeto de Lei nº 128/2025, de autoria do vereador Inácio Carvalho (PT), que renomeia o atual Parque da Floresta Fóssil para "Parque da Floresta Fóssil Doutora Niède Guidon". Com a aprovação legislativa, a proposta segue agora para sanção do prefeito.

A homenagem celebra a trajetória da arqueóloga Niède Guidon, referência internacional pelo trabalho pioneiro no Parque Nacional da Serra da Capivara e por sua incansável atuação em defesa do patrimônio histórico e ambiental brasileiro.

Segundo o vereador Inácio Carvalho, a iniciativa reconhece a relevância científica do parque, situado na capital piauiense, ao conectá-lo à trajetória de uma das maiores defensoras da arqueologia e da preservação ambiental no país.

Trata-se de uma homenagem mais do que merecida. Niède Guidon colocou o Piauí em destaque no cenário mundial da arqueologia. Ela é símbolo de resistência, ciência e compromisso com a memória ambiental. Dar seu nome ao parque é reforçar a identidade cultural e científica do nosso estado”, destacou o parlamentar.

Além da mudança de nome, o projeto prevê melhorias na sinalização e na identidade visual do espaço, com o objetivo de valorizar ainda mais o parque enquanto patrimônio natural e educativo de Teresina.

Os vereadores também anunciaram que pretendem realizar uma visita oficial ao local, em reconhecimento ao novo marco histórico e ambiental para a cidade.