81% dos piauienses levam até meia hora para chegar ao local de trabalho, diz IBGE

Dados são do Censo Demográfico 2022
Por Redação

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa

O Censo Demográfico 2022 apontou que 81,31% do total de pessoas ocupadas de 10 anos ou mais de idade leva até 30 minutos para se deslocar de sua residência para chegar ao local de trabalho. Observando-se todas as faixas de tempo de deslocamento, a que compreende mais pessoas é que aponta que 34,39% delas leva entre quinze a 30 minutos para chegar ao trabalho, seguida da faixa que engloba 31,2% das pessoas que levam de seis a quinze minutos para chegar ao trabalho. É interessante registrar que cerca de 2,2 mil piauienses, o equivalente a 0,26% do total de pessoas ocupadas no estado, leva mais de duas horas para se deslocar de casa até o local de trabalho.

Merece ser destacado, que no município de Jardim do Mulato registrou-se a maior proporção da população que chegava mais rápido ao local de trabalho no estado do Piauí, para 48,34% das pessoas ocupadas que chegavam em até 5 minutos no seu trabalho.

No município de Teresina, cerca de 41,88% dos trabalhadores levam mais de 15 a 30 minutos para chegar ao seu local de trabalho. A segunda maior proporção, de 23,04% dos trabalhadores, leva de 6 até 15 minutos para chegar ao destino de trabalho.

Motocicleta é o meio de transporte mais utilizado pelo piauiense para ir ao trabalho

No Piauí, em 2022, a motocicleta foi o meio de transporte mais utilizado por 41,08% das pessoas de 10 anos ou mais de idade para se deslocar até o seu local de trabalho. Esse indicador também foi o segundo maior do país, ficando atrás apenas de Rondônia, para 41,64% das pessoas ocupadas. O segundo meio de transporte mais utilizado pelo piauiense para chegar ao trabalho era o automóvel, para
20,2% das pessoas ocupadas; seguido da locomoção a pé, para 16,33%; do ônibus, para 9,19%; e da bicicleta, para 7,57%.

Saiba mais sobre: