Trump ordena retirada imediata de sem-teto de Washington e promete plano para "cidade mais segura

Trump anunciou que realizará uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (11)
Por Redação

Foto: Por Shealah Craighead - Domínio público Presidente eleito dos EUA, Donald Trump
Presidente eleito dos EUA, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo (10) que as pessoas em situação de rua devem deixar Washington “imediatamente”, assegurando que o governo fornecerá abrigo, mas “longe” da capital.

Coletiva marcada para segunda-feira

Trump anunciou que realizará uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (11) para detalhar seu plano, que segundo ele, tornará a cidade “mais segura e mais bonita do que nunca”.

Mensagem nas redes sociais

Em publicação na plataforma Truth Social, o presidente reforçou a determinação: “As pessoas sem-teto devem ir embora, IMEDIATAMENTE. Vamos oferecer acomodação, mas LONGE da capital”.

Ele também se dirigiu aos “criminosos” com um aviso direto: “Vocês não precisam ir embora. Vamos colocá-los na cadeia, onde pertencem”.

Situação da população em situação de rua

De acordo com o relatório anual do Departamento de Habitação, em 2024 Washington tinha mais de 5.600 pessoas sem-teto, ocupando o 15º lugar entre as cidades com maior população nessa condição nos Estados Unidos.

Controle federal

Desde seu retorno à Casa Branca, Trump vem ameaçando colocar a capital sob controle federal, aproveitando seu estatuto administrativo especial.

Fonte: Gpiauí