Terremoto no Afeganistão deixa 800 mortos e 2.800 feridos

Esse já é o mais mortal no país desde 2022
Por Redação

Foto: Google Maps Terremoto de magnitude 5.7 no Peru é sentido no Norte do Brasil
Terremoto de magnitude 5.7 no Peru é sentido no Norte do Brasil

Um dos piores terremotos do Afeganistão matou mais de 800 pessoas e feriu pelo menos 2.800, informaram as autoridades na segunda-feira, enquanto helicópteros transportavam os feridos para o hospital depois que eles foram retirados dos escombros das casas que estavam sendo vasculhadas em busca de sobreviventes.

O desastre deve sobrecarregar ainda mais os recursos da administração Taliban no país devastado pela guerra, que já está enfrentando crises humanitárias, desde uma queda acentuada na ajuda até a expulsão de centenas de milhares de afegãos pelos países vizinhos

Sharafat Zaman, porta-voz do Ministério da Saúde em Cabul, pediu ajuda internacional para enfrentar a devastação causada pelo terremoto de magnitude 6, que ocorreu por volta da meia-noite, a uma profundidade de 10 km.

"Precisamos de ajuda porque aqui muitas pessoas perderam suas vidas e casas", disse ele à Reuters.

O terremoto matou 812 pessoas nas províncias orientais de Kunar e Nangarhar, afirmou o porta-voz do governo Zabihullah Mujahid.

As equipes de resgate estavam com dificuldades para chegar a áreas montanhosas remotas, sem acesso a redes de telefonia móvel ao longo da fronteira com o Paquistão, onde casas de tijolos de barro espalhadas pelas encostas desabaram durante o 

o terremoto.

"Todas as nossas (...) equipes foram mobilizadas para acelerar a assistência, de modo que um apoio abrangente e completo possa ser fornecido", disse o porta-voz do Ministério da Saúde Abdul Maten Qanee, citando esforços em áreas que vão desde a segurança até a alimentação e a saúde.

Imagens da Reuters TV mostraram helicópteros transportando os afetados, enquanto moradores ajudavam as forças de segurança e os médicos a levar os feridos para as ambulâncias em uma área com um longo histórico de terremotos e inundações.

Equipes militares de resgate se espalharam por toda a região, informou o Ministério da Defesa em um comunicado, com 40 voos transportando 420 feridos e mortos.

O terremoto arrasou três vilarejos em Kunar, com danos substanciais em muitos outros, segundo as autoridades.

Esse foi o terceiro grande terremoto mortal no Afeganistão desde que o Taliban assumiu o poder em 2021, quando as forças estrangeiras se retiraram, provocando um corte no financiamento internacional que constituía a maior parte das finanças do governo.

Até mesmo a ajuda humanitária, que visa contornar as instituições políticas para atender às necessidades urgentes, diminuiu para US$767 milhões este ano, ante US$3,

8 bilhões em 2022.

Um terremoto de magnitude 6,1 que matou 1.000 pessoas na região leste naquele ano foi o primeiro grande desastre natural enfrentado pelo governo Taliban

Saiba mais sobre: