Morte de ucraniana em trem nos EUA gera debate sobre envio de guarda nacional a cidades

O crime se tornou um grito de guerra entre o presidente e os democratas
Por Redação

Foto: reprodução Jovem foi apunhalada na garganta dentro de um trem na Carolina do Norte.
Jovem foi apunhalada na garganta dentro de um trem na Carolina do Norte.

O vídeo em que uma refugiada ucraniana identificada como Iryna Zarutska, de 23 anos, aparece sendo esfaqueada até a morte dentro de um trem nos Estados Unidos tem gerado debate nos últimos dias depois que o presidente norte-americano Donald Trump se posicionou sobre o assunto prometendo intensificar a repressão ao crime em grandes cidades administradas por democratas.

Foto: reproduçãoDecarlos Brown, 34 anos, acusado de assassinar Iryna
Decarlos Brown, 34 anos, acusado de assassinar Iryna

O crime ocorreu na noite de 22 de agosto deste ano. Nas imagens das câmeras de segurança é possível ver o momento em que Iryna entra no trem e se senta em um assento na frente do que estava seu agressor, identificado como Decarlos Brown, de 34 anos, portador de transtornos mentais e com histórico criminal. Depois de alguns momentos de hesitação o homem retira um canivete de seu casaco e subitamente ataca Iryna que não resiste e morre dentro do vagão.

Na tarde de terça-feira 9, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou um vídeo em homenagem à jovem ucraniana. Durante o pronunciamento ele prometeu responder com força e determinação a criminosos reincidentes, ele também pediu que o executivo federal seja implacável na repressão à criminalidade.

Trump acusa juízes e políticos democratas de adotarem uma política de captura e libertação de bandidos e assassinos o que de acordo com ele estaria semeando o caos em grandes cidades.

Entenda a fala de Trump

Trum atribui a culpa de tal situação aos democratas devido ao fato de que segundo ele, os criminosos estão soltos ao invés de estarem presos. Em sua declaração ele criticou as políticas penais dos adversários e afirmou que somente os republicanos poderão garantir a lei e ordem no país.

Vale ressaltar que, segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, o autor do assassinato da ucraniana, esteve na prisão 14 vezes desde 2011 e estava em liberdade desde janeiro deste ano depois que um juiz democrata o libertou sem fiança.

Para Trump, o envio de tropas da Guarda Nacional para cidades administradas por democratas, é a solução para se estabelecer a paz nesses locais.

Quem era Iryna Zarutska

Foto: reproduçãoIryna Zarutska tinha 23 anos e foi morta por um desconhecido dentro de um trem
Iryna Zarutska tinha 23 anos e foi morta por um desconhecido dentro de um trem

A jovem de 23 anos, havia deixado a Ucrânia em 2022, acompanhada da mãe, irmã e irmão, em busca de refúgio da guerra contra a Rússia. De acordo com seu obituário, ela se adaptou rapidamente à nova vida nos Estados Unidos. Formada em arte e restauração pelo Synergy College, em Kiev, ela atualmente trabalhava como atendente em um restaurante de Fast Food em Charlotte Town, na Carolina do Norte.

No dia em que foi morta, ela retornava para casa após o trabalho.

Saiba mais sobre: