Maranhense desaparece em Portugal e família busca ajuda para encontrá-la
Francisca Maria Sousa dos Santos é natural de Santa Quitéria e vive em Portugal há 3 anosA família da maranhense Francisca Maria Sousa dos Santos, de 44 anos, está realizando uma campanha para encontrá-la desde o seu desaparecimento em Portugal há exatos 20 dias. Francisca é natural de Santa Quitéria e vivia no país europeu desde 2022.
Um boletim de ocorrência de seu desaparecimento foi registrado na delegacia de Polícia Civil de Santa Quitéria do Maranhão no dia 23 de junho.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.

De acordo com a família, o aviso do sumiço da Francisca chegou por meio de uma ligação do namorado dela, conhecido apenas como Luís, que desde então não mantém mais contato com os familiares brasileiros.
Ainda conforme a família, Francisca deixou o Brasil em busca de melhores condições de vida, deixando um filho aos cuidados de uma irmã no estado do Piauí. Antes de viajar ao exterior, Francisca trabalhou por mais de dez anos como técnica de enfermagem e instrumentadora cirúrgica no Rio de Janeiro onde conheceu uma amiga que se mudou para Portugal e, ao visitá-la se encantou pelo país e decidiu se mudar para lá.
Em Portugal, morava em Tabuaço, Distrito de Viseu, onde foi cuidadora de idosos e, mais recentemente, trabalhava em um restaurante. Ela havia conquistado a residência legal no país recentemente.
Quando os patrões de Francisca tomarem conhecimento do desaparecimento, registraram boletim de ocorrência na Polícia Judiciária de Portugal, que está a cargo da investigação.
A família tenta contato com as autoridades portuguesas e aguarda posicionamento. O irmão de Francisca viajou ao país com ajuda de uma vaquinha organizada por amigos e familiares. Ele informou ainda que entrou em contato com os consulados brasileiros do Porto e de Lisboa para pedir apoio nas investigações.
O caso está sendo investigado pela Polícia Judiciária, responsável por investigações criminais em Portugal.