Servidores da limpeza paralisam atividades e alegam atraso de salário em Teresin
Uma manifestação ocorreu em frente à empresa Consórcio Aurora/Recicle, esta manhãOs servidores da limpeza pública de Teresina, realizaram na manhã desta terça-feira (11), uma manifestação que teve início em frente à sede da Prefeitura da cidade e seguiu para a sede da empresa Consórcio Aurora/Recicle. Com a mobilização os serviços de capina, varrição e coleta de lixo domiciliar estão paralisados temporariamente permanecendo ativos apenas trabalhadores que fazem a limpeza das unidades de saúde.
De acordo com o Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Estado Do Piauí (Seeacep), os trabalhadores denunciam atraso salarial, falta de pagamento do vale-alimentação, atraso na segunda parcela do 13º salário, vale-transporte, plano de saúde e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
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Em nota, a Prefeitura de Teresina informou que está fazendo auditoria nas dívidas da prefeitura, e que estão tomando as medidas necessárias para a regularização dos pagamentos.
Nota à imprensa
A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria de Finanças (SEMF), recebeu da gestão anterior uma situação financeira extremamente delicada, com um passivo significativo ainda em fase de levantamento. Diante desse cenário, a administração atual mantém seu compromisso com a responsabilidade fiscal e a transparência na gestão dos recursos públicos.
As dívidas herdadas estão sendo submetidas a um rigoroso processo de auditoria, garantindo que qualquer negociação e programação de pagamento sejam conduzidas de forma criteriosa e dentro da capacidade financeira do município.
Com relação às despesas da atual administração, a Prefeitura reforça que todas as empresas contratadas devem apresentar suas medições aos órgãos competentes para que sejam adotados os trâmites necessários, incluindo empenho, orçamento e requisição de pagamento.
Especificamente sobre o serviço de coleta de lixo, as requisições de pagamento estão previstas para serem recebidas hoje, 11 de fevereiro de 2025. Já no que se refere aos terceirizados, até o momento, apenas a empresa Servi-San formalizou a solicitação, que já foi quitada. As demais empresas seguem no aguardo da tramitação necessária para a efetivação dos pagamentos.
A Prefeitura reitera seu compromisso com a prestação de serviços essenciais à população, conduzindo sua administração com seriedade, planejamento e respeito aos princípios da gestão pública.
Teresina, 11 de fevereiro de 2025
Eng.º Edgar Carneiro Machado Filho
Secretário Municipal de Finanças