“Lei Alice” começa a tramitar na Alepi; Entenda

A lei recebe o nome da aluna que morreu em um acidente dentro da escola em Teresina
Por Redação

Foto: reprodução Alice Brasil morreu após uma penteadeira cair sobre sua cabeça dentro de uma escola particular de Teresina
Alice Brasil morreu após uma penteadeira cair sobre sua cabeça dentro de uma escola particular de Teresina

Foi lido, no pequeno expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí desta quinta-feira (21), o projeto “Lei Alice”, que dispõe sobre a obrigatoriedade de fixação de mobiliário e equipamentos em instituições de ensino públicas e privadas no Piauí. O proponente, deputado Aldo Gil (PP), destaca que a medida tem por objetivo prevenir acidentes no ambiente escolar.

“Casos como o da pequena Alice, que perdeu a vida sob um armário que tombou em sua escola, são um doloroso alerta de que a prevenção é urgente e indispensável. Esta proposição legislativa visa, portanto, suprir uma evidente lacuna em nossa legislação estadual”, justificou Aldo Gil.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, caso seja aprovado, todos os armários, estantes, brinquedos de grande porte, televisores, equipamentos de som e quaisquer outros móveis que apresentem risco de tombamento deverão, obrigatoriamente, ser fixados.

As instituições de ensino também serão obrigadas a realizar vistoria técnica de segurança em suas instalações anualmente. As vistorias deverão ser executadas por profissionais legalmente habilitados. Em caso de descumprimento, a instituição estará sujeita a advertência, multa e até interdição.

Morte de Alice

Alice Brasil Sousa da Paz, de 4 anos, morreu em 5 de agosto no CEV Colégio, na Zona Leste de Teresina. Em uma sala de brinquedos, uma penteadeira de madeira caiu sobre ela após outra criança entrar embaixo do móvel que tombou.

A declaração de óbito indicou edema cerebral difuso, hematoma subdural agudo e traumatismo cranioencefálico como causas da morte.

Saiba mais sobre: