Detran-PI avalia retirar obrigatoriedade da baliza da prova prática da CNH
A discussão ganhou força após a divulgação do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção VeicularO Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) avalia a possibilidade de retirar a baliza como etapa eliminatória da prova prática para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A discussão ganhou força após a divulgação do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, lançado no último domingo (01/02) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que redefine critérios de avaliação em todo o país.
>> Siga o nosso canal no WhatsApp
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
O novo manual propõe que os exames priorizem situações reais do trânsito, como condução em vias públicas, leitura do fluxo, tomada de decisões e interação com outros veículos e pedestres. A intenção é tornar o processo mais alinhado à realidade dos motoristas e reduzir diferenças regionais na aplicação das provas práticas. Atualmente, pelo menos dez estados brasileiros já não exigem a realização da baliza, como o Distrito Federal, que aboliu o teste em 2004, e Mato Grosso, que iniciou a retirada gradual neste ano.
No Piauí, ainda não há decisão definitiva. Segundo o Detran-PI, o conteúdo do manual está sendo analisado pela equipe técnica do órgão, que deve se posicionar oficialmente na próxima quarta-feira (04/02). O documento da Senatran estabelece diretrizes nacionais que deverão ser aplicadas de forma padronizada, com foco no reforço da segurança viária e na avaliação mais fiel do comportamento do condutor no dia a dia.