Conta de luz no Piauí ficará mais cara a partir de dezembro de 2025
ANEEL aprovou na terça-feira um reajuste das tarifas da Equatorial PiauíO Reajuste Tarifário Anual de 2025 da Equatorial Piauí Distribuidora de Energia S.A. foi aprovado pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta terça-feira (25/11). Sediada em Teresina (PI), a empresa atende cerca de 1,57 milhão de unidades consumidoras no estado do Piauí.
Confira, na tabela, os novos índices que passam a valer a partir de 02/12:
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
Empresa Consumidores residenciais - B1
EQTL PI 13,28%
Baixa tensão em média Alta tensão em média Efeito Médio para o consumidor
13,61% 13,42% 13,57%
✅ Siga o canal de notícias do gpiaui no WhatsApp, com o link
Os índices aprovados foram impactados pelos custos com compra, distribuição, transporte de energia e pagamento de encargos setoriais. Além de componentes financeiros do processo tarifário atual e do processo tarifário anterior.
Revisão tarifária x Reajuste tarifário
A Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA) são os dois processos tarifários mais comuns previstos nos contratos de concessão. O processo de RTP é mais complexo - nele são definidos: (i) o custo eficiente da distribuição (Parcela B); (ii) as metas de qualidade e de perdas de energia; e (iii) os componentes do Fator X para o ciclo tarifário. Já o processo de RTA é mais simples e acontece sempre no ano em que não há RTP. Nesse processo, é atualizada a Parcela B pelo índice de inflação estabelecida no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X (IGP-M/IPCA – Fator X). Em ambos os casos são repassados os custos com compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos.