Aula inaugural do Programa CNH Social Estudantil ocorre na sexta (11)
Aula inaugural marca início das atividades do projeto com participação de estudantes da rede estaduaO Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e a Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria do Planejamento (Seplan), realizam, nesta sexta-feira (11), de 13h às 17h, a aula inaugural do Programa CNH Social Estudantil. A solenidade será no auditório Poty do Blue Tree Towers Rio Poty Hotel.
A aula inaugural marca o início das atividades do projeto, com a participação de estudantes da rede pública estadual, que terão a oportunidade de obter, gratuitamente, a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A, destinada a condutores de motocicletas.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
Durante o evento, os alunos realizarão os primeiros procedimentos para o processo de habilitação, como a coleta de fotografias e impressões digitais. A partir daí os estudantes estarão aptos a iniciar as aulas teóricas de formação de condutores, que fazem parte do cronograma do programa.
O programa CNH Social Estudantil é uma ação do Governo do Piauí que tem como meta reduzir o número de acidentes de trânsito, promovendo a inclusão social e a segurança viária, especialmente entre os motociclistas, que representam a maioria das vítimas fatais no trânsito do estado.
“No Piauí, assim como em grande parte do Brasil, os motociclistas representam a maioria das vítimas de acidentes de trânsito. Diante disso, o Detran tem intensificado ações em diversas frentes, ampliando a fiscalização, promovendo educação no trânsito e estabelecendo parcerias com as escolas. Sob a liderança do governador Rafael Fonteles, o Governo do Estado tem investido fortemente em políticas públicas que visam reverter esse quadro. O programa CNH Social é um exemplo disso”, afirma a diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí, Luana Barradas.
Para o secretário Washington Bandeira, a CNH Social Estudantil representa uma política pública que une formação cidadã e oportunidades reais para os jovens. “Estamos promovendo educação para o trânsito, cidadania e inclusão social. É mais uma ação da nossa política de universalização das escolas de tempo integral e de formação completa, que prepara os estudantes para a vida”, destaca o gestor.
O objetivo do programa CNH Social Estudantil é beneficiar 10 mil alunos da rede pública com formação gratuita para a obtenção da primeira habilitação, na categoria A. Podem participar estudantes da 3ª série do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que tenham 18 anos completos até a data da conclusão do curso.