Ano de 2026 se inicia com bandeira verde: contas de luz sem custo extra
Com condições de geração favoráveis, foi possível mudar da bandeira amarela para verdeO ano de 2026 começará sem custo extra na conta de energia da população brasileira. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, nesta terça-feira (23/12), que a bandeira tarifária no mês de janeiro do próximo ano será verde.
✅ Siga o canal de notícias do gpiaui no WhatsApp
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
Nesse período chuvoso estamos com chuvas abaixo da média histórica. Contudo, em novembro e dezembro houve no país, de um modo geral, uma manutenção do volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas, e em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor.
O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar o custo real da energia. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, e o acionamento de fontes de geração. Sua aplicação gerou economia em juros evitados na ordem de 12,9 bilhões desde sua criação, conforme apresentado em ANEEL > Assuntos > Tarifas > Relatórios e Indicadores > Bandeiras Tarifárias > Juros Evitados com o Sistema de Bandeiras Tarifárias.
A ANEEL reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.