Piauí ganha destaque no cenário nacional da capoeira em campeonato profissional
Entre os campeões, estão dois piauiensesO Piauí ganhou destaque nacional ao subir duas vezes ao pódio na 10ª edição do Volta ao Mundo Bambas (VMB), o maior campeonato profissional de capoeira do mundo, realizado de 10 a 13 de setembro na Arena da Barra, em Maricá (RJ). O evento reuniu mais de 500 capoeiristas de estados brasileiros e de outros países, mesclando competição, oficinas, palestras e vivências culturais.
Entre os campeões, a jovem atleta Lara Traquina, de apenas 18 anos, brilhou ao conquistar o ouro. Integrante da modalidade capoeira do Bolsa Atleta, programa da Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi), Lara mostrou preparo ao longo das etapas do campeonato, que é estruturado em formato de pirâmide.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
“A sensação é a melhor possível! Estou representando meu estado. Me preparei desde março, entrei na academia para fortalecer a musculatura e manter o foco. O apoio do Bolsa Atleta foi essencial, me ajudou financeiramente a investir nos materiais e no meu preparo físico”, declarou Lara.
A atleta iniciou sua trajetória na capoeira aos seis anos de idade, incentivada pelo pai, que também é professor da modalidade. “Meu pai me levou pequenininha para a roda e eu me encantei. Desde então, nunca mais parei. São 13 anos de prática e dedicação”, contou.
Além de Lara, o Piauí também ficou no alto do pódio com a vitória do Contramestre Silio, que levou o título na categoria Master, reforçando o protagonismo do estado no cenário nacional da capoeira.
Silio é presidente da Escola Cultural Capoeira Kaluanã e coordenador do Projeto Social Força Jovem Mirim. Ele conta que foi difícil ganhar pelo nível dos capoeiristas, mas sua preparação fez a diferença. “Minha preparação foi excelente. Tive ajuda de amigos parceiros que cuidaram da minha parte física e emocional”, disse.
Josiene Campelo, secretária dos Esportes do Piauí, comentou as vitórias. “É uma honra ver nossos atletas brilhando em nível nacional num torneio tão importante. O sucesso da Lara e do Contramestre Silio mostra que o investimento no esporte vale a pena”.