André Russo, pede na Justiça afastamento de responsabilidade fiscal e civil em nome do clube

De acordo com Russo, mesmo sem a homologação, a pessoa eleita já se apresenta como presidente
Por Redação

Foto: Reprodução facebook André Russo, pede na Justiça afastamento de responsabilidade fiscal e civil em nome do clube
André Russo, pede na Justiça afastamento de responsabilidade fiscal e civil em nome do clube

O ex-presidente do Flamengo-PI, André Russo, entrou com uma ação judicial solicitando uma tutela de urgência para afastar sua responsabilidade fiscal e civil em relação ao clube. Segundo ele, apesar das eleições realizadas no último dia 29 de junho, passados mais de 70 dias, o pleito ainda não foi homologado pela Justiça, o que estaria causando problemas legais e financeiros em seu nome.

De acordo com Russo, mesmo sem a homologação, a pessoa eleita já se apresenta como presidente, mas, legalmente, o ex-dirigente ainda responde pelo Flamengo-PI junto à Receita Federal. Isso estaria acarretando em bloqueios de suas contas pessoais, além de cobranças trabalhistas deixadas por gestões anteriores.

— “Eu sou o representante legal do Flamengo perante a Receita Federal. Isso está me trazendo muitos problemas, porque todos os processos de trabalho estão colocando meu nome como responsável direto”, afirmou.

Na ação, André Russo pede que o atual gestor assuma de fato as responsabilidades legais do clube, inclusive transferindo o CNPJ da instituição, como exigido pela Receita Federal. Ele também alega que a inscrição do time no Campeonato Piauiense CFB 2025 foi realizada de forma irregular, já que aconteceu no dia 11 de agosto, quando ele ainda era o representante oficial do clube perante a CBF, FIFA e a Federação de Futebol do Piauí.

— “A minha data final de mandato era 19 de agosto. Portanto, oito dias antes disso acontecer, a inscrição já tinha sido feita de forma irregular”, ressaltou.

Além da transferência de responsabilidades, Russo também pede que, em caso de descumprimento da decisão judicial, seja aplicada multa diária e até mesmo a exclusão do Flamengo-PI da competição estadual.

O ex-presidente conclui que a situação atual reflete desorganização administrativa e falta de preparo da atual gestão:

— “O que vemos hoje é desmando, falta de planejamento, de comprometimento e de conhecimento sobre a realidade do clube. Você pode ganhar uma eleição, mas é preciso saber como funciona a instituição que está assumindo”, completou.

A decisão sobre o pedido deve ser analisada pela Justiça nos próximos dias.

Saiba mais sobre: