FestLuso completa 15 anos e terá espetáculos gratuitos em Teresina
O Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) chega à 15ª edição entre 25 e 30 de agostO Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) chega à 15ª edição reunindo artistas de países lusófonos em mais de 20 espetáculos gratuitos. Em Teresina o evento ocorrerá entre 25 e 30 de agosto.
O Festival de Teatro Lusófono (FestLuso), um dos maiores eventos culturais do País, contará com uma programação marcada pela diversidade da língua portuguesa. Até o dia 30 de agosto, a capital piauiense será palco de mais de 20 espetáculos gratuitos, reunindo grupos de Portugal, Angola, Moçambique e Brasil.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
As apresentações ocuparão espaços como o Theatro 4 de Setembro, o Cine Teatro da UFPI, a Sala Torquato Neto no Clube dos Diários, a praça Pedro II, a Escola de Teatro Gomes Campos, o Espaço Cultural Casa de Soraya e o Cine Teatro Barítono Raimundo Pereira, na zona Norte.
Antes de chegar a Teresina, o FestLuso já circula em Brasília, entre 21 e 24 de agosto, com espetáculos no Sesc Taguatinga e no Espaço Cultural Paulo Autran.
A abertura oficial em Teresina ocorre no dia 25, no Theatro 4 de Setembro, com a exibição de um mini documentário sobre os 100 anos do professor Gomes Campos, referência do teatro no Piauí. Na sequência, estreia a peça “Caim”, baseada na obra de José Saramago, interpretada por Henri Pagnoncelli em comemoração aos seus 50 anos de carreira e dirigida por Jacyan Castilho. O espetáculo conta com apoio da Fundação José Saramago, de Lisboa.
Uma das novidades desta edição é o projeto “FestLuso na Escola”, que levará estudantes de escolas de tempo integral para assistir a três apresentações. Entre os destaques estão “descobri-quê?”, do grupo Estrutura (Portugal), “Laborioso Contato: Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo”, da Trupe Motim de Teatro (Ceará), e “Nos Tempos de Gungunhana”, com Klemente Tsamba (Moçambique).
O Programa Formativo também integra a agenda, com a palestra do historiador e gestor cultural Célio Turino, intitulada “Política Cultural no Brasil”, marcada para o dia 27, no Cine Teatro Torquato Neto. Turino, autor de diversos livros, também lançará uma nova obra durante o festival.
O encerramento, no sábado (30), trará um dos momentos mais aguardados: o espetáculo “Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo”, com o ator Tuca Andrada. Inspirada em Torquatália, antologia de obras de Torquato Neto, a peça transporta para o palco reflexões sobre a vida e obra do poeta piauiense.
Toda a programação do FestLuso é gratuita. Para assistir às apresentações no Theatro 4 de Setembro, o público deve doar 1 kg de alimento não perecível.