Teresina inicia a 3ª Conferência do Clima com debates sobre calor extremo, pesquisa e inovação

encontro reúne pesquisadores, gestores públicos além de instituições internacionais
Por Redação

Foto: grandepiaui.com calor
calor

A capital piauiense abre nesta quarta-feira (26) a 3ª Conferência do Clima de Teresina – CLIMATHE25, que segue até sexta-feira (28) no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Com o tema  “Cidades Quentes, Ideias Vivas: Justiça Climática e Inovação para um Futuro Resiliente”, o encontro reúne pesquisadores, gestores públicos, instituições internacionais, sociedade civil e movimentos sociais em uma programação voltada para um dos maiores desafios da cidade: a adaptação ao calor extremo.

A abertura do CLIMATHE25 contará com a presença de autoridades municipais e especialistas na área, além do lançamento do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Na sequência, serão realizadas duas palestras internacionais. A primeira será ministrada por Cristiane Borda, representante do C40, com o tema “A Era do Calor: como o aumento extremo da temperatura está redesenhando o planeta e nossas cidades”. Em seguida, o moçambicano Hortêncio Lopes, da Prefeitura de Boane, apresentará experiências de adaptação com a palestra “Resiliência à seca, inundações e erosão no município de Boane”. Um painel com especialistas do ONU-Habitat e do Ministério do Meio Ambiente encerra os debates da noite.

✅ Siga o canal de notícias do gpiaui no WhatsApp, com o link 

Na quinta-feira (27), a programação será dedicada a quatro eixos centrais: saúde e calor extremo; financiamento climático; tecnologia para monitoramento ambiental; e governança para ação climática. Entre os palestrantes estão representantes da Fiocruz, I Care Brasil, GIZ, MCTI, Fundação Grupo Boticário, WRI Brasil, além de secretários municipais e pesquisadores da UFPI. O dia se encerra com o anúncio dos vencedores da maratona de inovação “Pense Quente, Teresina!”, que desenvolve soluções para enfrentar o calor nas cidades.

A sexta-feira (28) será dedicada ao II Fórum de Justiça Climática de Teresina, com debates voltados às populações mais vulneráveis às altas temperaturas. A programação inclui discussões sobre os impactos do calor extremo na população em situação de rua, estratégias de cuidado na primeira infância e o papel das mulheres na resposta à crise climática. O encontro se encerra com a leitura e assinatura da Carta de Teresina pelo Clima e pelo Cuidado, simbolicamente apresentada por uma criança, representando as futuras gerações diretamente afetadas pelas mudanças climáticas.

O CLIMATHE25 é realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Agenda Teresina 2030, SEMPLAN (Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação), SEMAI (Secretaria Municipal de Articulação Institucional), e conta com correalização do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), além do apoio de instituições como UFPI – Universidade Federal do Piauí, IFPI – Instituto Federal do Piauí, CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí), CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo Piauí), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), SEMDEC (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), SEMCASPI (Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Políticas Integradas), SEMJUV (Secretaria Municipal da Juventude), FMS (Fundação Municipal de Saúde) e SECTI (Secretaria Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação).

Saiba mais sobre: