B-R-O Bró começa com calor e seca, mas chuvas chegam em outubro no Piauí

Apesar do forte calor, a notícia mais aguardada para a população piauiense é a chegada das chuvas.
Por Redação

Foto: CCOM Piauí Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa

O estado do Piauí se prepara para enfrentar um mês de setembro com temperaturas acima da média, marcando o início do período conhecido como B-R-O Bró. A previsão é de que os termômetros, pontualmente nos municípios de Floriano, Oeiras, Alvorada do Gurgueia, Uruçuí, Valença do Piauí, Castelo do Piauí, Campo Maior e Piripiri, tenham temperaturas acima dos 38ºC podendo marcar os 40°C.

As microrregiões mais afetadas por esse calor intenso serão as de Floriano, Picos, Campo Maior e Valença do Piauí, onde também são esperados índices críticos de umidade relativa do ar, que oscilarão abaixo dos 15% em setembro.

Apesar do forte calor, a notícia mais aguardada para a população piauiense é a chegada das chuvas. Outubro e novembro trazem alívio com a volta das chuvas, marcando a pré-estação chuvosa no centro-sul do estado.

De acordo com as previsões, as primeiras chuvas típicas da pré-estação chuvosa devem começar a cair a partir do dia 10 de outubro no extremo sul do Piauí. A formação de sistemas atmosféricos característicos desta época do ano será a responsável por trazer o tão esperado alívio para a região.

Já para o sudoeste e sudeste piauiense, os modelos de previsão indicam que o mês de novembro terá chuvas em uma faixa de normalidade.

É importante ressaltar que os fenômenos climáticos La Niña e El Niño estão em estado de neutralidade, o que significa que não devem influenciar diretamente o padrão de chuvas no Piauí neste momento.

“O aumento das temperaturas no mês de setembro é um alerta importante. É fundamental que a população adote medidas de proteção, como hidratação e evitar a exposição ao sol nos horários de pico. O retorno das chuvas em outubro é uma ótima notícia, mas o cuidado com a saúde e o bem-estar deve ser uma prioridade durante todo esse período de calor intenso”, destaca Sara Cardoso, meteorologista da Semarh.

Saiba mais sobre: