Silvio sanciona "Lei Alice" que responsabiliza escolas de Teresina pela segurança de crianças

A lei foi sancionada na manhã desta segunda-feira (01)
Por Redação

Foto: reprodução Alice Brasil morreu após uma penteadeira cair sobre sua cabeça dentro de uma escola particular de Teresina
Alice Brasil morreu após uma penteadeira cair sobre sua cabeça dentro de uma escola particular de Teresina

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, sancionou na manhã desta segunda-feira (01) a Lei Alice, que tem como objetivo a proteção das crianças em ambiente escolar. Dentre as mudanças, está a obrigatoriedade de uma inspeção técnica dos móveis, brinquedos e equipamentos das escolas a ser realizada por um profissional designado pelo município.

✅ Siga o canal de notícias do gpiaui no WhatsApp, com o link 

A iniciativa surge após o falecimento trágico e precoce de Alice Brasil, que tinha 4 anos. Ela foi atingida por uma penteadeira e veio a óbito no dia 05 de agosto de 2025 enquanto estava em sua escola.

Falando sobre a discussão do projeto e a sua importância, o prefeito detalhou as mudanças práticas da lei. ‘’O trágico acontecimento com a Alice, numa escola privada de Teresina, levou a Câmara Municipal a discutir o problema que aconteceu. Então, foi encaminhado para a nossa sanção essa lei, que tem o nome de Lei Alice, em homenagem à Alice, que partiu tão precocemente, para que todas as escolas públicas e privadas de Teresina assumam a responsabilidade de prevenir acidentes naturalmente fiscalizados pela prefeitura de Teresina. Então, tudo o que tiver numa escola que possa causar ou gerar um acidente com uma criança de qualquer tamanho, é preciso que as escolas, seus diretores, seus proprietários, assumam a responsabilidade de proteger essas crianças’’, disse Silvio.

Além disso, o gestor fez questão de informar à população como ela deve ter conhecimento do teor da lei sancionada. ‘’Então, eu encaminho uma cópia para todas as escolas da cidade, públicas e privadas, para que saibam do teor que foi aprovado pela Câmara Municipal e que está sendo agora sancionado, portanto, é lei em Teresina proteger crianças. Os pais que desejarem ter conhecimento e saber do teor, basta acessar o portal da Transparência da Prefeitura que é a íntegra da lei e vai estar publicada no nosso portal’’, finalizou o chefe do executivo municipal.