"Pegue o Sujão!" – Secretaria do Meio Ambiente de Coivaras alerta sobre descarte irregular de lixo
A prefeitura estuda intensificar a fiscalização e prevê campanhas educativas para conscientização
A Secretaria do Meio Ambiente de Coivaras emitiu um alerta à população sobre os riscos do descarte irregular de lixo nas estradas do município. Segundo o órgão, a prática tem se tornado recorrente e pode causar sérios impactos ambientais e à saúde pública.
De acordo com a secretaria, além de prejudicar a fauna e a flora locais, o lixo descartado de forma convencional pode obstruir córregos e bueiros, agravando problemas de alagamento em períodos chuvosos. Resíduos como plásticos, vidros e metais também representam perigo para animais silvestres, que podem ingerir ou ficar presos nos detritos.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
Outro risco apontado é o aumento da prevenção de doenças. “O acúmulo de lixo cria um ambiente propício à reprodução de mosquitos transmissores de doenças como a dengue, além de transportar roedores e outros de enfermidades”, alerta a secretaria em nota oficial.
Diante da situação, a Prefeitura Municipal de Coivaras , por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou uma limpeza no local e orientou a população sobre a importância do descarte correto. Além disso, a gestão municipal informou que seguirá monitorando a área para identificar e punir os responsáveis pelo descarte irregular.
O ponto crítico fica localizado próximo à entrada do Buriti Grande , na divisa entre Altos e Coivaras , onde a prática tem sido frequentemente observada. A prefeitura reforça o pedido para que os moradores não utilizem os locais protegidos para o descarte de resíduos e lembra que as denúncias podem ser feitas diretamente à Secretaria do Meio Ambiente. ((86) 9418-5121)
A administração municipal estuda intensificar a fiscalização e planejar campanhas educativas para conscientizar a comunidade sobre a importância do descarte correto. “O meio ambiente é responsabilidade de todos. Precisamos da responsabilidade da colaboração da população para manter nossas estradas limpas e seguras” , destacou um representante da secretaria.
📢 Denúncias podem ser feitas pelo telefone: (86) 9418-5121.