Facilidade sem acesso a benefícios para agricultores familiares em Floriano
Prefeitura de Floriano retoma emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar
A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, está facilitando o acesso dos agricultores familiares locais às políticas agrícolas por meio da retomada da emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Essa iniciativa se mostra crucial para que os produtores rurais tenham acesso a benefícios como o crédito rural do PRONAF e o Garantia Safra.
Documentos Necessários
Para os proprietários de terras, é fundamental apresentar RG e CPF de todos os membros da família maiores de 16 anos, informações sobre a renda de quem trabalha fora do estabelecimento rural, comprovante de residência, número de celular atualizado, documentos da terra e o CAR (Cadastro Ambiental Rural).
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Já os 'não proprietários' precisam apresentar contrato de uso da terra autenticado em cartório, com no mínimo 12 meses de criação, número de celular atualizado e declaração reconhecida em cartório, no caso de meeiros e posseiros. Aqueles agricultores que possuem a antiga DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) devem renová-la para continuar tendo acesso aos programas governamentais.
Como Realizar o Cadastro
Os interessados em realizar o cadastro devem se dirigir à sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada no Complexo Comercial do Cruzeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. O secretário da pasta, Joilson Rodrigues, ressalta a importância do cadastro do CAF para que os agricultores familiares regularizem sua situação e desfrutem dos diversos benefícios disponíveis.