Homem é morto após ameaçar policiais civis com facão em Parnaíba

O homem foi baleado, chegou a ser socorrido mas não resistiu e morreu no local
Por Redação

Foto: reprodução O homem foi visto pelas ruas portando o facão que teria sido usado para ameaçar os policiais
O homem foi visto pelas ruas portando o facão que teria sido usado para ameaçar os policiais

Um homem, identificado como Antônio Lira Brito, foi baleado e morto pela Polícia Civil durante uma ação na manhã desta sexta-feira (17), em Parnaíba, no litoral do estado.

Em nota, a Polícia Civil informou que tudo ocorreu após a vítima chegar alterada e armado com um facão, até o Complexo de Delegacias da Polícia Civil de Parnaíba, onde ameaçou um policial, exigiu que fosse retirado um boletim de ocorrência registrado contra si mesmo e fugiu. Confira a nota completa no final da matéria.

Mais cedo o homem teria ameaçado populares com o facão, próximo a uma loja no bairro São Benedito.

Na sequência, uma equipe entrou em diligências para localizar Antônio. Ao ser encontrado e abordado, ele teria tentado atacar os agentes com pedras e um facão. Os policiais, em seguida, reagiram e dispararam balas de borracha contra Antônio, que teria persistido com o ataque e acabou sendo baleado com munição letal. A vítima morreu no local.

Nota da polícia civil

A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da Divisão de Homicídios de Parnaíba, informa que, na manhã desta sexta-feira (17/10/2025), o indivíduo Antônio Lira Brito abordou um policial civil na entrada do Complexo de Polícia Civil de Parnaíba, exigindo que fosse retirado um boletim de ocorrência registrado contra ele.

Durante a abordagem, o suspeito, que estava armado com um facão, passou a ameaçar o policial, afirmando que iria atacá-lo. Diante da situação de risco iminente, o policial fez menção de sacar sua arma de fogo, o que fez com que o agressor desistisse momentaneamente do ataque e fugisse do local.

Momentos antes, Antônio já havia sido visto nas proximidades de uma loja, em Parnaíba, ameaçando populares e portando o mesmo objeto perfurocortante.

Em razão da gravidade dos fatos, equipes da Divisão de Homicídios e da Divisão de Tráfico iniciaram diligências para localizar o indivíduo. Durante a tentativa de abordagem, Antônio investiu novamente contra os policiais, portando um objeto perfurocortante e uma pedra.

Os policiais verbalizaram diversas vezes para que o agressor largasse os objetos e cessasse o ataque, contudo, ele não obedeceu às ordens. Diante da injusta agressão, os policiais inicialmente reagiram utilizando munição de elastômero (popularmente conhecida como bala de borracha), com o objetivo de conter o suspeito sem o uso de força letal. Mesmo após ser atingido, Antônio manteve a investida contra a equipe, sendo então necessário o uso de munição letal para neutralizar a agressão.

O indivíduo acabou sendo alvejado e veio a óbito no local. Nenhum policial civil foi ferido durante a ocorrência.

A Polícia Civil do Piauí reforça que atua dentro da legalidade e em estrito cumprimento do dever, visando garantir a segurança da população e a integridade dos servidores públicos.

A instituição segue comprometida com a manutenção da ordem pública e solicita à população que colabore com informações, por meio de denúncias anônimas, pelo número (86) 99485-0783 ou pelo link: linktr.ee/dhtlparnaiba.