Floriano celebra 128 anos; Conheça a história da "Princesa do Sul"

Fundada em 1897, Floriano foi batizada em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto
Por Redação

Foto: reprodução Catedral São Pedro de Alcântara
Catedral São Pedro de Alcântara

Nesta terça-feira (8), a cidade de Floriano, “Princesa do Sul” do Piauí, completa 128 anos desde sua elevação à categoria de cidade. Fundada em 1897, Floriano foi batizada em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto e desde então tem se destacado como polo regional de comércio, cultura e educação.

A região, ocupada a partir de 1676 por grandes sesmarias — doadas pela Coroa Portuguesa —, prosperou com a criação de gado, iniciada por Domingos Afonso Mafrense na margem do rio Gurgueia. Com a partida dos jesuítas em 1760, as terras foram incorporadas ao Estado do Piauí e reorganizadas, lançando as bases para futuro projeto agrário.

Em 1873, sob execução de Francisco Parentes, foi criado um centro agrícola-escolar, com ensino voltado a filhos de escravos e libertos, incluindo ofícios técnicos e ciências. A pedra fundamental foi lançada em 10 de setembro de 1873, às margens do Parnaíba, com forte apoio governamental.

Em 1890, a Vila da Colônia tornou-se vila civil; em 1897, a Lei nº 144 elevou-a à categoria de cidade, batizada de Floriano, em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto. A assinatura coube ao governador Raimundo Artur de Vasconcelos.

Localizada às margens do rio Parnaíba, Floriano ganhou destaque no interior piauiense, consolidando-se como rota obrigatória para quem circula pelo sul e sudeste do Piauí. O comércio, impulsionado por imigrantes sírio-libaneses desde 1889, se fortaleceu, deixando marcas na arquitetura e culinária locais — como quibes, cajuína e a tradicional paçoca de carne de sol. O apelido “Princesa do Sul” reflete a importância cultural e econômica, sendo também reconhecido no hino municipal.

A Prefeitura lançou, no fim de junho, a programação oficial com tema “O futuro já começou!”, incluindo inaugurações de obras (como nova ponte na Rua Petrônio Portela), mutirão de cidadania, Copa Floriano, Circuito Junino e Fórum de Educação Inclusiva.