Eleitores de Teresina poderão fazer cadastro biométrico gratuito neste sábado (2)

Será das 8h às 13h, na Unidade Escolar Desembargador Heli Sobral, na Avenida Central do Mocambinho
Por Redação

Foto: reprodução Arte Divulgação
Arte Divulgação

O Cartório da 1ª Zona Eleitoral de Teresina, que abrange os bairros da Zona Norte da Capital, realiza atendimento descentralizado neste sábado, 2 de agosto, das 8h às 13h, na Unidade Escolar Desembargador Heli Sobral, localizado na Rua Josipio Lustosa (avenida principal do Mocambinho), nº 6313, bairro Mocambinho.

Serão instalados no local kit's biométricos para a coleta das digitais e fotos de cidadãs e cidadãos inscritos naquela referida Zona Eleitoral e que eventualmente estejam sem a biometria cadastrada.

Também estarão disponíveis os serviços de alistamento de novas pessoas eleitoras, emissão de segunda via do documento, atualização de dados cadastrais como nome, incluindo o social, endereço, local de votação, transferência de título, certidão de quitação eleitoral, bem como, esclarecimento de dúvidas, entre outros.

As pessoas interessadas deverão comparecer ao local com um documento oficial com foto e comprovante de endereço. Todo o serviço é gratuito.

Projeto Biometria

Este atendimento descentralizado faz parte das ações do Projeto Biometria, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), que tem como meta ter 100% do eleitorado cadastrado com dados biométricos.

O projeto envolve os cinco cartórios eleitorais da Capital e os 69 cartórios eleitorais do Interior, totalizando 74 unidades da Justiça Eleitoral, abrangendo os 224 municípios do Piauí. Conheça mais detalhes na página da biometria na Justiça Eleitoral acessando o link abaixo:

https://www.justicaeleitoral.jus.br/biometria/

Ao acessar, clique em Cadastramento > PI (Para obter dados do Piauí).

Para confirmar se você está abrangido por este projeto, consulte sua situação eleitoral no site do TRE-PI: www.tre-pi.jus.br > Clique em Situação eleitoral (à direita da tela) > Informe o número do título eleitoral ou CPF ou nome, e siga as instruções; ou use o link abaixo:

https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/

Se na consulta você estiver com biometria ausente ou não coletada, procure seu cartório eleitoral para cadastrar sua biometria.

Se você baixou o aplicativo: e-Título em seu celular e fizer parte desse contingente de pessoas sem foto e digitais, vai aparecer a informação: "biometria não coletada". Também neste caso, procure seu cartório eleitoral.

A Ouvidoria e a Ouvidoria da Mulher do TRE-PI também estão disponíveis para atender e orientar eleitoras e eleitores sobre o tema.

Contate a Ouvidoria pelo whatsapp: (86) 2107-9677; pelo 0800 086 0086, pelo telefone fixo: (86) 2107-9678 (Segunda a sexta, 7h-13h); pelo email: [email protected] ou pelo formulário eletrônico disponível no link: https://sei.tre-pi.jus.br/ouvidoria/

Caso prefira atendimento presencial pode buscá-lo de segunda a sexta (7h às 13h): Sala da Ouvidoria, andar térreo, Edifício João Crisóstomo da Rocha Sobral (sede do TRE-PI), Praça Desembargador Edgar Nogueira, s/n, Cabral, Teresina – PI.

A Ouvidoria da Mulher está disponível pelo telefone fixo: (86) 2107-9652 (Segunda a Sexta, 7h às 13h) pelo emai: [email protected] e também presencialmente no mesmo endereço acima.

Benefícios

A identificação biométrica torna o cadastro eleitoral fidedigno à realidade populacional brasileira apta ao exercício de seus direitos políticos, aumenta a confiabilidade do processo eleitoral e afasta incorreções na identificação de eleitoras e eleitores. Além disso proporciona o acesso a um número maior de serviços disponibilizados na plataforma Gov.br.

Saiba mais sobre: