Cultura de Oeiras ganha destaque Nacional com os Congos no Festival de Olímpia
A ida do grupo ao Festival Nacional do Folclore de Olímpia-SP ocorreu na tarde desta quarta-feira 30
A rica cultura de Oeiras ganha projeção nacional com a participação do tradicional grupo Congos de Oeiras em um dos maiores festivais de folclore do país, realizado em Olímpia, São Paulo. Essa importante iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria de Cultura de Oeiras, reforçando o compromisso com a valorização das raízes locais.
A ida do grupo ao Festival Nacional do Folclore de Olímpia-SP, ocorreu na tarde desta quarta-feira (30), e tem como objetivo fortalecer as manifestações culturais tradicionais de Oeiras e promover um valioso intercâmbio com expressões culturais de diversas regiões do Brasil. A proposta é clara: levar a identidade e a riqueza cultural de Oeiras para muito além de suas fronteiras.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
O secretário de Cultura, Edilberto Vila Nova, destacou a importância dessa participação: "Estamos imensamente orgulhosos de estar aqui no bairro Rosário, apoiando a partida de uma das mais significativas representações culturais de Oeiras: os Congos de Oeiras. Ficamos muito felizes em ver este projeto atuar como uma ponte, levando a rica cultura de Oeiras para cada canto do Brasil."
O presidente do grupo Congos de Oeiras, Flávio Antônio, expressou o sentimento que move a comitiva: "É com um sentimento de grande valia que partimos, representando não apenas nossa cidade, mas todo o nosso estado. Fomos o primeiro grupo a participar do Festival do Folclore de Olímpia e, graças ao apoio do poder municipal, estamos retornando. Quero expressar minha gratidão ao Prefeito Hailton Filho por nos proporcionar novamente a chance de estar no Festival de Olímpia. Acreditamos que novas portas se abrirão, quem sabe até para apresentações fora do país."
O Festival Nacional do Folclore de Olímpia-SP é o maior evento cultural do Brasil, celebrado anualmente na cidade que é a Capital Nacional do Folclore. Ele tem como missão principal preservar as manifestações culturais de todas as regiões brasileiras, reunindo grupos folclóricos e parafolclóricos de todo o país em um vibrante espetáculo de danças, músicas e tradições. É uma verdadeira e profunda imersão nas raízes culturais do Brasil.