Prova da baliza não será obrigatória para tirar CNH em 5 estados brasileiros
Manobra técnica de estacionar um veículo em uma vaga paralela à guia não será mais avaliadaA partir desta segunda-feira (26), a baliza não será mais obrigatória durante o exame prático para tirar a CNH em alguns estados brasileiros. O fim da prova já foi confirmado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de quatro estados: Amazonas, Espírito Santo, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em Santa Catarina, a implementação vai acontecer em breve.
✅ Siga o canal de notícias do gpiaui no WhatsApp
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
A dispensa da etapa também deve ser anunciada em breve em outras localidades. Por outro lado, Acre, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe vão continuar exigindo a baliza. Isso é possível porque cada orgão permanece responsável pela definição de suas próprias normas enquanto a edição do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular não é publicada.
Desta forma, nesses cinco estados, a avaliação do exame prático passa a ser realizada exclusivamente em percurso, sob acompanhamento do examinador de trânsito do Detran. Ou seja, a baliza, manobra técnica de estacionar um veículo em uma vaga paralela à guia, não é mais avaliada.
"O trajeto do exame prático permanece conforme o modelo atualmente praticado, contemplando, entre outros aspectos, as conversões à direita e à esquerda; o uso correto de seta; a realização do procedimento de “parada” em local permitido; bem como a condução segura e responsável nas demais condições normais de trânsito", informa o Detran-SP.