Vaticano diz que não participará do "Conselho da Paz" de Trump

Esta é a posição expressa pelo cardeal secretário de Estado Pietro Parolin
Por Redação

Foto: (ANSA Cardeal Parolin no aniversário dos Pactos de Latrão no Palazzo Borromeo.
Cardeal Parolin no aniversário dos Pactos de Latrão no Palazzo Borromeo.

O Vaticano informou que a Santa Sé "não participará do Board of Peace" devido à sua particular natureza, que claramente não é a de outros Estados". Esta é a posição expressa pelo cardeal secretário de Estado Pietro Parolin, à margem do encontro bilateral em Roma com o Governo Italiano no Palácio Borromeo, sede da Embaixada da Itália junto à Santa Sé, por ocasião do aniversário da assinatura dos Pactos de Latrão. Também presente no encontro o presidente da República, Sergio Mattarella.

Importante dar uma resposta

Interpelado pelos jornalistas sobre o fato de que a Itália participará como observadora no Board of Peace (Conselho da Paz), Parolin observou que "há pontos que deixam um tanto perplexos. Há algumas questões críticas que teriam necessidade de encontrar explicações. O importante - acrescentou o cardeal - é que está sendo feita uma tentativa de dar uma resposta. No entanto, para nós, há algumas questões críticas que deveriam ser resolvidas." "Uma preocupação - explicou o purpurado - é que, em nível internacional, seja principalmente a ONU a administrar estas situações de crise. Este é um dos pontos que temos insistido."

Pessimismo em relação à Ucrânia

O cardeal Parolin também expressou preocupação com a guerra na Ucrânia, poucos dias antes do quarto aniversário do início do conflito. Este aniversário também foi acompanhado por intensos bombardeios à infraestrutura energética em Kiev e outras cidades. Para o cardeal, "há muito pessimismo em relação à Ucrânia". De ambos os lados, não parece ter havido nenhum progresso real em relação à paz, e é trágico que, depois de quatro anos, ainda se esteja neste ponto... Espera-se que estas negociações possam produzir algum progresso, mas parece-me que não há muitas esperanças e muitas expectativas."

Agradecimento à Itália pela atenção dada a questões caras à Igreja

O secretário de Estado do Vaticano também falou das boas relações com o governo italiano, enfatizando que, durante o encontro bilateral, "houve, sobretudo, um agradecimentos" por parte da Santa Sé "pela atenção que o Governo tem dado a muitas questões caras à Igreja, especialmente questões sociais, como provisões e apoio à família, educação, pessoas com deficiência e sistema prisional. Estas são questões sobre as quais existem grupos de trabalho que dizem respeito diretamente à CEI e nas quais já se têm registado progressos."

>> Siga o nosso canal no WhatsApp

Saiba mais sobre: